Campinas decreta retorno gradual de atividades a partir do dia 08 de junho

A Prefeitura de Campinas publicou nesta quinta-feira (04/06) decreto que estabelece o Plano São Paulo de reabertura das atividades.

A quarentena foi adiada até dia 15 de junho com a permissão de retomada de algumas atividades seguindo regras estabelecidas pelo decreto.

Comércios e serviços passam a funcionar de meio-dia às 16h, enquanto shopping terão abertura de 16h às 20h. A capacidade de atendimento fica reduzida em 20%

Atividades liberadas a partir de 8 de junho:

Atividades que seguem proibidas:

Escritórios e atividades religiosas: permissão de 4 horas diárias de atividades. Fica proibido nas igrejas e templos a presença de pessoas acima de 60 anos. A medida não contempla padres, pastores e líderes religiosos.

Declaração de responsabilidade: Para reabrirem os negócios, os empresários devem obter a Declaração de Estabelecimento Responsável, que será emitida no site oficial sobre coronavírus da Prefeitura de Campinas.

https://ead-covid19.campinas.sp.gov.br/login/index.php

O certificado da declaração deverá ser fixado em local visível na entrada do estabelecimento para que haja fiscalização da população e do Poder Público.

Os comércios terão três dias, a contar da publicação do Decreto, para fixar o certificado. Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar na retomada gradativa de suas atividades deverão obedecer ao protocolo de higiene, distanciamento e as restrições.

O descumprimento das regras vai gerar multa de 400 Unidades Fiscais de Campinas (Ufics), que equivalem a R$ 1.446. O valor da Ufic em 2020 é de R$ 3,61.

Se o comércio reincidir no desrespeito às regras, a multa será dobrada e, na terceira vez, vai ter o encerramento imediato das atividades pelo período que durar a situação de quarentena.

Regras para reabertura

Administração Pública: Serviços Públicos como Porta Aberta retomará as atividades a partir do dia 15 de junho com capacidade máxima de 20% , assim como os comércio.